Pessoa tirando esmaltes da unha

Como retirar o esmalte das unhas corretamente

Uma pergunta que com certeza já foi feita por alguém que pinta as unhas regularmente é: como tirar esmalte sem acetona? Se você gosta de manter as suas unhas coloridas e a mão bem feita e abusa das diferentes cores de esmalte que estão no mercado, você então provavelmente sabe que alguns restinhos de esmalte permanecem nos cantos mesmo quando tentamos remover manualmente. Dessa forma, a acetona se tornou o mais popular removedor de esmalte.

Porém, a acetona é um produto muito perigoso – para as pessoas que utilizam e também para o meio ambiente. A acetona é um solvente sintético e que pode liberar gases inflamáveis. Se inalados, podem causar irritações nos olhos e no nariz. Além disso, a acetona pode tornar as unhas mais frágeis e quebradiças com o passar do tempo. 

Se inalada em altas concentrações, a acetona pode causar diversos problemas para a saúde como dor de cabeça, vertigem, náuseas, sonolência e até perda da consciência. Ao entrar em contato direto com a pele pode causar ressecamento e inflamação, o que explica os diversos problemas na cutícula ao ser aplicada para retirar o esmalte. Por esses tantos motivos, a acetona não deveria ser utilizada em contato direto com a pele.

Se para a pele o efeito é negativo, para o meio ambiente é tão ruim quanto. No ar, os gases liberados pela acetona reduzem a concentração de oxigênio, tornando o ambiente potencialmente tóxico e asfixiante. Em contato com a água traz efeito negativos para plantas e para a vida animal aquática, já que não é um material de rápida degradação, além de contaminar o lençol freático quando derramado sobre o solo.

Quais outras formas de tirar esmalte sem acetona?

Removedores

Seja para retirar esmaltes ou unhas artificiais, é importante ter um produto de qualidade que irá remover todos os resquícios adequadamente sem danificar as suas unhas naturais. Na Casa das Unhas você encontra excelentes opções tanto de removedor de esmalte quanto de removedor de unhas postiças para que as suas mãos continuem saudáveis e bonitas.

Nem todos os produtos para as unhas que estão disponíveis no mercado são realmente inofensivos para elas. Na verdade, devido à falta de conhecimento, muitas vezes é comum que as mulheres adquiram itens que prejudicam muito a saúde e beleza das suas unhas e, consequentemente, suas mãos.

Os esmaltes para unhas não são importantes apenas para dar uma boa aparência para as mãos, mas fornecem cuidados e ajudam no fortalecimento das unhas, por isso é tão importante utilizar produtos com qualidade e segurança. O mesmo vale para removedores de esmaltes e unhas, pois é preciso muito cuidado na hora de retirar o item artificial sem prejudicar a unha natural. Removedor de esmaltes sem acetona apresentam diversos benefícios:

  • É feito com base no acetato de etilo.
  • Serve para unhas artificiais e unhas naturais.
  • É melhor para as unhas e para a pele porque não é tão forte.
  • Precisa de mais tempo para remover o esmalte porque são necessárias mais passadas de algodão embebido.
  • Geralmente contam com proteínas e vitaminas que melhoram a aparência das unhas.
  • Remove todo tipo de esmalte e unha.
  • Tem aroma agradável.
  • É inflamável.
  • É o removedor certo se você tem um esmalte comum, pele e unhas frágeis, e possui tempo para remover o esmalte com tranquilidade.

Solução Caseira

Existem diversas outras formas de tirar esmalte sem apresentar riscos para a sua saúde e para o meio ambiente. Tome cuidado com os materiais “livres de acetona”, como citados nos rótulos de algumas marcas, já que produtos similares e de mesma composição também podem ser prejudiciais para a sua mão e para a sua saúde. Por isso, não se esqueça de sempre consultar o rótulo ou um especialista no assunto.

Existem diversas soluções caseiras que, livres de acetona e de outros produtos extremamente nocivos e perigosos, removem o esmalte das mãos de forma eficiente e eficaz, feitas com ingredientes baratos e que você provavelmente encontra em algum armário da sua casa. A mais simples e igualmente eficaz à acetona leva:

  • 2 colheres de sopa de álcool etílico e 1 colher de açúcar refinado.

Para tirar esmalte sem acetona, misture os ingredientes citados acima e, antes de deixar o açúcar dissolver por completo na solução do álcool, molhe um pedaço de algodão nessa mistura e, com movimento circulares e uniforme, aplique sobre as unhas até que o esmalte seja completamente removido. Nessa solução o açúcar realiza uma função mecânica. Com o atrito direto com o esmalte, remove toda a tinta aplicada sobre as unhas enquanto o álcool se dissolve. Caso a região fique um pouco ressecada devido à presença de álcool, uma simples aplicação de uma pequena quantidade de hidratante faz com que a sua pele fique como antes.

Antisséptico e muito menos tóxico e menos agressivo que a acetona, o álcool é muito usado em diversos outros métodos de higienização. Optando por não tirar esmalte com acetona você contribui não só para a sua saúde, mas também pela diminuição do impacto ambiental e pela preservação da natureza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s