Como consertar unha quebrada: recupere sua unha danificada agora mesmo com estas dicas incríveis
Você acabou de sair da manicure e está radiante com suas novas unhas postiças decoradas. No entanto, por um descuido ou simplesmente falta de sorte teve o desprazer de quebrar a unha. Além de ter que lidar com a dor, o aspecto estético das unhas acaba sendo alterado, fazendo todo o investimento em tempo e dinheiro ir por água abaixo.
Se você passou por esse desconforto e teve que cortar todas as suas unhas, saiba que isso não é preciso e que existem algumas técnicas simples para reverter esse quadro de dor e sofrimento.
A seguir, vamos entender o motivo para as unhas quebrarem, além de conferir algumas técnicas de como consertar unha quebrada de forma que você vai poder se sentir mais linda e radiante do que nunca. Acompanhe!
Por que as unhas quebram?
Ter a unha quebrada na carne é uma experiência que nenhuma mulher deseja vivenciar na vida. No entanto, um dos principais motivos para isso acontecer pode estar relacionado à saúde. Problemas como anemia, má circulação e até doenças mais graves como hipotireoidismo ou hipertireoidismo também desencadeiam um quadro de unhas fracas e quebradiças.
No caso do hipotireoidismo, o metabolismo é reduzido constantemente de modo que os nutrientes sintetizados pelo organismo não conseguem chegar até as unhas, o que acaba deixando-as fracas.
Já no caso do hipertireoidismo, ocorre o inverso: a tireóide (glândula localizada na região anterior do pescoço) passa a produzir muitos hormônios, acelerando o metabolismo, que por sua vez, fica descontrolado. Essa desregulação do organismo reflete na saúde dos cabelos e unhas que ficam debilitados.
A baixa absorção da vitamina D também influencia na saúde das unhas. Diante de um quadro de baixa produção desse nutriente, o corpo passa a buscar por outras fontes para suprir a ausência do nutriente e encontra nos ossos e unhas os locais ideais para extraí-lo.
Outro fator que pode favorecer o enfraquecimento das unhas é a constante exposição à água que, em alguns casos, tende a levar a um quadro de inflamação das cutículas. Ligada diretamente à matriz (raiz da unha), a cutícula danificada deixa de proteger as unhas, dando abertura para a entrada de fungos e microorganismos se proliferarem.
Minha unha quebrou: o que fazer?
Infelizmente acontece quando menos esperamos. Dependendo da área em que a unha quebrou, é possível contornar o desconforto com algumas técnicas improvisadas, mas bastante eficazes como as que separamos a seguir:
O truque do saquinho de chá
Você sabia que um simples sachê de chá pode ser o melhor amigo das suas unhas quebradas? A embalagem que costuma ser descartada no lixo da cozinha agora ganhou uma função extra para o seu dia a dia!
O procedimento não tem muito segredo: basta recortar uma tira do saquinho de chá no tamanho e largura da sua unha, colocá-la sobre a unha quebrada e aplicar base para fixá-la. Depois, é só remover o excesso, colocar mais uma camada de base e lixar a unha.
Sal e cola
Aqui os únicos produtos que você vai precisar são sal, cola para unha postiça e lixa. Aplique a cola na área danificada e, em seguida, o sal. Repita a operação por no mínimo três vezes até ter certeza que a mistura secou completamente. Finalize lixando a unha até que ela fique lisa e sem resíduos dos produtos utilizados.
Papel higiênico
Dentre todos os métodos, este é o mais conhecido das meninas que já tiveram as unhas quebradas. Você vai precisar de uma lixa, polidor, base e um pequeno pedaço de papel higiênico.
Primeiramente, lixe a área lascada até que ela fique lisa. Agora passe o polidor sobre a superfície da unha para deixá-la nivelada. Em seguida, coloque o papel higiênico na região quebrada e aplique a base até que ele fique completamente transparente, o mais próximo possível da cor natural da unha. Finalize com o esmalte da sua preferência.
Farinha de trigo
Mais uma alternativa muito criativa para recuperar suas unhas lascadas! Os ingredientes necessários para a realização desse procedimento são farinha e base para unha.
Da mesma forma que as técnicas anteriores, você deve lixar a unha, aplicar base e depois acrescentar um pouquinho de farinha no local. Fixe-a novamente até que fique nivelada por completo.
Mesmo com as técnicas descritas acima para lidar com o problema da unha quebrada, você não pode deixar de manter suas unhas saudáveis e hidratadas. Para isso, conte com a Casa das Unhas. Só aqui você encontrar os produtos necessários para manter suas unhas naturais ou postiças sempre fortes e exuberantes. Confira nossa a seleção especial de produtos para unhas que preparamos exclusivamente para você!