Assim como qualquer outro processo estético, a rotina de utilizar as unhas de gel precisa de muito cuidado e precaução. Mesmo não sendo tão invasivas, como as cirurgias estéticas, elas se utilizam de materiais que, se mal manuseado podem causar uma série de problemas sérios.
Você já aprendeu aqui a tirar e colocar diferentes tipos de unhas postiças, além de perceber quando alguém não está habilitado para fazer o procedimento em suas mãos. Agora é hora de conhecer mais alguns problemas que podem atrapalhar esse procedimento.
A cabine UV
Um exemplo que tem sido estudado nos últimos tempos é o das cabines de raio UV. Um professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York lançou um alerta sobre o tema, dizendo que, por conta da aplicação de várias camadas de um tipo especial de esmalte, a utilização da cabine pode se tornar muito prejudicial para as mãos.
E é aí que está o perigo, para os especialistas. Os raios emitidos por esse material para unha de gel danificam a pele, assim como as sessões de bronzeamento artificial. Por isso, mulheres que frequentemente colocam unhas postiças devem considerar o câncer de pele.
Por isso que a junta de pesquisadores recomendam que as mulheres apliquem protetor solar nas mãos antes das sessões para fazer unha de gel decorada. Mesmo assim, o risco ainda não é eliminado, uma vez que não se sabe a quantidade de raios aos quais a pele acaba sendo exposta, pois as máquinas não são padronizadas.
Para dar essa recomendação, os pesquisadores se basearam em um estudo de 2009, que mostrou o caso de mulheres de meia idade, diagnosticadas com câncer após passarem por várias sessões de aplicação dos diferentes modelos de unhas decoradas.
Além do risco de desenvolver a doença, as mulheres que possuem tipos diferentes de unha em gel acabam expondo a pele à uma maior chance de envelhecimento precoce, podendo esconder também os problemas das unhas, uma vez que o processo de decorar as unhas dura mais que os esmaltes convencionais.
Outro fator que também é preciso ficar sempre atenta é com o período que a unha começa a se desfazer e craquelar. Não é complicado escutar pessoas que fizeram a técnica com diferentes modelos para unha de gel reclamarem que suas unhas vão ficando cada vez mais frágeis, secas e quebradiças.
Além disso, na hora de remover todo o gel de unha, tome cuidado com a acetona, visto que apenas 10 minutos de contato com o produto é o suficiente para causar danos à sua mão.
A principal dica dos especialistas é que você se utilize do kit de unha em gel apenas em ocasiões especiais e hidrate sempre as mãos com óleo de vitamina E. Além disso, antes de passar a acetona, aplique um óleo de cutícula na pele, criando assim uma camada protetora.