Dicas para parar de roer unhas

Independente de qual o motivo por trás, de como a textura é estranha para o paladar humano, de como ela não possui uma cor atraente ou um sabor agradável, existem pessoas que não resistem em roer as unhas, seja apenas em uma parte superior ou até sangrar os dedos.

O que elas não sabem é que esse hábito pode pôr em perigo o corpo todo, uma vez que o organismo acaba sofrendo com a quantidade de microorganismos que são ingeridos. Isso sem contar os dentes, que também correm riscos por conta desse vício.

Normalmente associada a crises de ansiedade ou de autoestima, é possível parar de roer unhas sim. Existem desde soluções mais simples, como a utilização de decoração de unhas, até algumas mais trabalhosas e que vão além de cuidados estéticos. Separamos algumas opções mais conhecidas e utilizadas por especialistas, para que você possa traçar a sua própria estratégia para acabar com a mania de roer as unhas.

Dicas de como parar de roer unhas

Identifique os momentos que acabam despertando a mania

O hábito de roer as unhas pode ser um alerta de ansiedade. Para conseguir lidar com todos os sentimentos sem destruir a aparência das mãos, o melhor a fazer é criar um mapeamento dos momentos em que você entra em crise.

Repare se isso acontecer em uma reunião de trabalho, no trânsito ou até na hora de tomar uma decisão importante. Sabendo a causa real do problema, basta você conseguir aprender a lidar com ele, seja inventando uma maneira própria ou buscando ajuda de um terapeuta, caso ache que o hábito não vai acabar por si só. O mais importante, enfim, é propagar o autoconhecimento.

Mantenha as unhas sempre curtas e lixadas

Deixar as suas unhas naturais sempre curtas e lixadas ajuda a evitar que elas fiquem enganchadas nas roupas ou objetos, inibindo aquela vontade irracional de arrancar qualquer pedacinho lascado, o que pode dar início ao hábito novamente.

Conservá-las assim dificulta também o acúmulo de micróbios, sujeira e outros produtos químicos. Além disso, quem possui unhas fracas também precisa evitar utilizar acetona, que aumenta a porosidade e acaba piorando qualquer tipo de problema que possa vir a acontecer.

https://i.ytimg.com/vi/9emJ6Lwef38/maxresdefault.jpg

Faça suas unhas semanalmente

Deixar as unhas sempre bem feitas é um dos maiores incentivos para que as mulheres parem de roê-las. No caso dos homens, o efeito depende da utilização da base, pois o produto, além de dar gosto ruim às unhas, deixa a superfície delas mais lisa, dificultando o atrito com os dentes.

Porém, sempre reserve uma semana por mês para deixar as unhas sem esmalte, uma vez que o uso constante da acetona pode levar a uma descamação total da unha.

Faça o teste com esmaltes de gosto ruim

Escolher um esmalte que possa ter gosto ruim ajuda você a lembrar que roer as unhas não é uma boa opção. Fazendo isso, ao levar as mãos à boca, geralmente um ato impulsivo e involuntário, o sabor amargo acaba servindo de lembrete  de como é melhor deixar o hábito para lá.

Tudo porque chega um momento em que a pessoa acaba perdendo a consciência de que está roendo as unhas, uma vez que o movimento das mãos vai se automatizando. Usar as unhas pintadas com um esmalte amargo pode ajudar a quebrar essa corrente do processo. Antes de comprar o produto, porém, peça indicação de um dermatologista e se previna contra os problemas relacionados com a indigestão.

O poder das unhas postiças

Existem dois tipos de unhas postiças: as compradas prontas e as que são moldadas sob medida, conhecidas como unhas em gel. Nos dois casos, a estratégia visa criar uma barreira sobre a superfície original, dificultando a vida de quem está acostumado a roer unhas.

Porém, assim como o esmalte de gosto ruim, o uso pede cautela, uma vez que a aplicação constante pode acabar alterando a estrutura das unhas, deixando-as fracas, causando descamação e até infecções.

Mastigue um chiclete

Um dos pontos mais importantes de um hábito é que ele pode ser substituído por outro menos destrutivo. O chiclete, por exemplo, não é a melhor solução, mas pode ajudar a dar uma folga para as unhas.

https://i0.wp.com/www.mulhersemprelinda.com/wp-content/uploads/2016/11/b9032a0d5eadd165e34b78380d55624b.jpg

Por criar um movimento repetitivo, quase inconsciente, ele também pode funcionar como válvula de escape para a ansiedade. A única solução definitiva só vai acontecer quando você conseguir entender o que desperta a sua ansiedade e descobrir maneiras de aliviar as suas crises diárias.

Aprenda e extravase a ansiedade

Como dito antes, roer as unhas é uma das atitudes de defesa contra a ansiedade. Por isso, é preciso sempre escolher maneiras de aliviar o sentimento é necessário para que as suas unhas possam ficar livres de qualquer “agressão”. A prática de exercícios ou de atividades mais relaxantes, como ouvir um CD ou escrever em um blog, ocupa a sua mente e a sua atenção, deixando as unhas de lado.

Com essas dicas, basta você criar a melhor estratégia e deixar que suas mãos fiquem cada vez mais bonitas e as unhas, grandes e fortes. Para deixar a decoração sempre perfeita, conte sempre com a Casa das Unhas. Somente no site você pode encontrar diversos itens perfeitos para montar os mais diferentes modelos de unha da moda. Continue navegando e confira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s