O poder das unhas francesinhas

O poder das Unhas Francesinhas

Entenda de onde veio e o como fazer uma das mais utilizadas decoração de unha

Arte já intrínseca na humanidade, assim como as tatuagens e a maquiagem, o ato de pintar as unhas sempre teve significados muito importantes para várias culturas diferentes, tornando-se um hábito para as mulheres, tendo uma evolução visível e um aumento da quantidade de técnicas, tanto na pintura, como as unhas francesinhas, quanto nas táticas para alongamento de unhas. 

As primeiras unhas pintadas datam por volta do ano 3.000 A.C, na China, e era utilizada para demonstrar a posição social de homens e mulheres, de acordo com a cor do esmalte que eles utilizavam. Depois do século 7 A.C, no entanto, a técnica de como pintar a unha ficou voltada a somente quem participa da realeza, primeiro, utilizando as cores dourado e prata, sendo posteriormente trocada pela utilização das cores vermelho e preto.

Outra parte do mundo que também utilizava a unha pintada era o Egito. No ano de 30 A.C, a técnica virou moda, com o povo mergulhando o dedo em henna, para fazer a pintura. As mulheres mais pobres só podiam utilizar os tons mais claros e apenas a Rainha Cleópatra podia utilizar as unhas pintadas de vermelho, sendo que qualquer desobediência com esta regra era passível de morte.

Com o tempo, as técnicas de decoração de unhas foram se aperfeiçoando e mudando entre si. Foram criados vários tipos de desenhos e cores para os esmaltes, além das práticas de alongamento de unhas, como unhas de gel, porcelana, fibra de vidro, unhas autocolantes e muito mais.

Porém, em todo este tempo, há alguns tipos de decoração para unhas que nunca saem de moda. Um dos exemplos é a unha decorada com francesinha. Pintura clássica, ela é escolhida por milhares de mulheres, nos mais diversos salões.

Geralmente ligada a fama de ser um método discreto, e até um pouco ingênuo, será que as mulheres que utilizam a francesinha na unha fazem a idéia de como este tipo de unha decorada sabe como surgiu o estilo?

Unhas francesinhas 2

A história das unhas

Como o próprio nome já diz, a origem da unha com francesinha se deu na França, durante o século 18. Época marcada pelo Iluminismo, que pregava a busca pelo prazer, mesmo com a pobreza que se alastrava pelo país.

Era nessa época em que os banhos eram raros e o número de prostitutas, muito alto. Na procura de esconder a sujeira acumulada debaixo das unhas, as meretrizes francesas a ter a unha pintada apenas na ponta das unhas naturais, como modo de transmitir uma boa aparência. Com o tempo, este detalhe acabou se tornando uma forma de identificar as prostitutas, uma maneira de distinguir as damas burguesas das cortesãs, durante grandes festas.

Muito tempo depois, as unhas francesinhas se espalharam pelo mundo com a ajuda do maquiador e cabeleireiro Jeff Pink. Após uma de suas viagens a Paris, ele se encantou com a técnica e aprendeu o estilo para utilizar até nas atrizes de Hollywood, onde a moda foi espalhada com o nome de French Manicure, devido a deixar a unha decorada simples e delicada.

Graças à evolução dos cuidados e higienização das unhas, as francesinhas na unha deixaram de ser um meio de esconder a sujeira e garantiram seu lugar de destaque em ser uma das técnicas de unhas pintadas mais utilizada no mundo. E mais, por ser tão simples ela nem precisa ser feita em salão, com algumas dicas básicas, é possível pintar a unha francesinha em casa mesmo.

Como fazer unha francesinha

Discretas e delicadas, as unhas francesinhas nunca saem de moda, sendo sempre as mais pedidas em vários salões de beleza. Seu grande potencial está na quantidade de cores misturadas em que a unha pode ser pintada, criando modelos que podem ser utilizados em qualquer estação do ano. Além disso, este efeito pode dar a impressão de elas serem maiores do que a realidade, podendo ser utilizado até sem nenhum tipo de alongamento de unha.

No entanto, você não necessariamente precisa ir ao salão para ter a sua unha francesinha perfeita. É possível conseguir isto sem sair de casa. Nos salões o esmalte para fazer francesinha da cor preferida é aplicado diretamente na unha natural ou tips, já com o traço feito de maneira perfeita.

Em casa, a tática pode ser a mesma, porém, se a firmeza das mãos não for muito grande, é possível colar um pedaço de fita nas unhas naturais, deixando apenas a ponta que será pintada de fora. Então, passe o esmalte e espere secar bem antes de tirar a fita. Quer mais algumas dicas? Confira abaixo.

Unhas francesinhas

Inicialmente, prepare as unhas naturais como de costume. Utilize a lixa e corte no tamanho desejado, retirando ou empurrando as cutículas com a ajuda de um palito. Aproveite este momento e cole a unha adesiva ou a unha tip (caso as esteja usando), ou já faça todo o processo de alongamento de unha desejado.

Para conseguir uma superfície mais lisinha, aplique uma camada de base sobre as unhas, naturais ou postiças, de maneira uniforme e espere secar. Então, aplique a camada do esmalte que vai ficar na maior parte da unha francesinha e espere secar também.

Assim que ela estiver bem seca, aplique um pouco do esmalte escolhido para fazer a francesinha nas costas do dedão, formando uma linha. Então, encoste a pontinha da unha no esmalte e deslize suavemente, de uma ponta a outra da unha. O tamanho desejado das unhas francesinhas vai ser definido por essa quantidade de esmalte distribuído.

Espere a unha francesinha secar e finalize com um esmalte transparente em todas as unhas, de maneira uniforme. Quando as unhas estiverem novamente secas, retire o excesso de esmalte dos cantos da unha e curta suas unhas francesinhas.

Lembrando que este método funciona apenas para o modelo clássico, em que a francesinha é feita na ponta da unha. Existem outros tipos de unhas francesinhas que foram criadas atualmente. Para estes tipos, utilize a dica de fita e tinta.

E para encontrar todos os produtos para deixar as suas unhas mais bonitas, conte sempre com a Casa Das Unhas. Continue navegando pelo site e confira as melhores ofertas em vários modelos de unha decorada, como unhas de gel, porcelana, fibra de vidro e muito mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s